Durante 96 horas de palestras, 45 produtores rurais de leite, de 17 municípios da região Noroeste de Mato Grosso, participaram de um curso para entenderem e aplicarem o sentido mais amplo de liderança. “A atitude é o principal ingrediente da liderança. Um líder tem que ter como propósito ‘servir o outro’ no sentido de suprir as necessidades dos liderados, buscando um resultado para o bem comum. O pensamento do líder passa pela família, propriedade, comunidade e como consequência a cooperativa tem beneficio de tudo isso”, ensino o professor João Arnoldo Goz, um dos instrutores do curso de Formação de Líderes Cooperativos.
“Esse foi o melhor curso que fiz em minha vida. Aprendi a ser líder. Agora vou levar esse conhecimento para outros. tornando assim a nossa comunidade, a nossa família, a nossa cooperativa, cada dia melhor”, disse confiante a cooperada produtora de leite, dona Carmem Lima de Albuquerque, da cidade de Pontes e Lacerda, distante de Araputanga mais de 100 quilômetros.
O produtor e também cooperado Edson Luís Vieira Silva, do Assentamento Floresta, também foi incisivo ao dizer que “vou levar esse aprendizado para o resto da minha vida. O que aprendi vou poder melhorar muito a nossa comunidade e a mim mesmo. Essa formação, esse conhecimento que recebemos, vai para minha família, meus filhos, meus netos, para minha cooperativa e todos do cooperativismo”.
Sem segurar as lágrimas, a produtora Maria Antônia de Souza Toledo, abriu o coração e disse emocionada que “às vezes pensamos que a cooperativa não é nossa e esse curso foi a chave fundamental para que eu pudesse perceber isso e pensar diferente. Agora queremos mais. Nós nos transformamos de dentro para fora”. Antônia se comprometeu em “trabalhar junto com a nossa cooperativa para ajudar a construir um futuro melhor”.
“Saímos desse curso mais preparados e capacitados para trabalhar por nossa família e nossa cooperativa e assim poderemos ajudar a construir um novo modelo de cooperativismo”, disse o produto Gelson Cândido Miranda. “Agora é colocar em prática o que aprendemos e compartilhar, planejar e conversar com os ‘números’ da nossa propriedade. Esse curso foi uma transformação como pessoa e líder. Aprendi que começarmos a nos transformar quando temos um sonho”.
O curso de Liderança realizado na Coopnoroeste foi o primeiro e será realizada e aplicado em outras cooperativas. Foi com o olhar para o futuro do cooperativismo mato-grossense, que a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, está investindo na preparação de novos líderes, principalmente dos jovens, para a sucessão familiar e de futuros lideranças cooperativistas de todos os ramos.
Durante o encerramento dessa iniciativa, o presidente do Sistema OCB/MT, disse aos formandos que “a Organização das Cooperativas de Mato Grosso está dando a possibilidade das pessoas que participaram de pensarem mais, porém a mudança depende de cada um de vocês, já que vivemos o livre-arbítrio. Vocês receberam uma ferramenta que será usada dependendo da necessidade de cada um e quando quiserem”.
O presidente da Coopnoroeste, Ademar Furtado também enfatizou “o poder da educação em transformar pessoas e o sistema cooperativista. O conhecimento amplia a visão e torna líderes mais preparados, conscientes e com posicionamento firme”. Acrescentou que “a proposta é de que seja levado esse conhecimento para outros municípios e estados, pois o que vimos aqui na cidade de Araputanga foram os novos conceitos do cooperativismo discutidos e aplicados no mundo, chegando aos nossos cooperados, mostrando que o conhecimento está disponível para todos”.
“Realmente o curso foi extremamente positivo. Abriu a mente dos participantes e aconteceu uma interação muito grande entre os cooperados e a cooperativa”, disse o Analista de Desenvolvimento do Sistema OCB-MT, Mauro Machado Vieira, que acompanhou toda execução do curso de Formação de Líderes Cooperativos, em Araputanga.
“Esse é um curso integrado ao Programa de Educação Continuada – Leite a Pasto – executado pelo Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT. A proposta é preparar o cooperado para cuidar do seu próprio negócio e entender como ganhar dinheiro num ambiente cooperativo, que passa pela produção, pela cooperativa, chega ao mercado e por fim à mesa do consumidor”, ressalta o superintendente Adair Mazzotti. Ele acrescenta que “num processo de sucessão, tão importante no meio rural, é vital que todos os agentes envolvidos acompanhem o dia a dia do funcionamento de todo esse ciclo e entendam o grau de responsabilidade de cada um. Sem o olhar do dono da cooperativa, não existem ambiente para o negócio”.
Curso de Formação de Líderes Cooperativos
A proposta do curso de Formação de Líderes Cooperativos é promover a capacitação intelectual, o desenvolvimento de talentos e a formação de líderes conscientes, responsáveis e profissionais empreendedores, como estratégia para o sucesso do empreendimento cooperativo e a sucessão familiar no campo.
O curso foi realizado no período de 31 de maio a 2 de junho, no município de Araputanga, sede da cooperativa de leite. O curso foi dividido em 04 módulos onde foram repassadas informações para que os participantes tenham responsabilidade e segurança ao tomar decisões, por meio de processos modernos da administração, buscando o máximo do potencial para apreensão destes conhecimentos, visando à agregação de resultados (lucratividade), com melhor qualidade de vida, por meio de uma liderança autêntica, dinâmica e criativa. O curso foi ministrado por profissionais da empresa ACG – Assessoria, Consultoria Gerencial e Treinamentos, de Curitiba/PR.
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...
Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.